Mudanças para que te quero

Passamos da metade da temporada 37! Muitas partidas da Liga Oficial já disputadas, Copas Oficiais no decorrer do normal, ao qual nos acostumamos, algumas reclamações no fórum sobre o Simulador e finalmente a CREW deu as caras, e com algumas boas notícias. E uma novidade que possivelmente gerará controvérsias.

Um membro antigo da CREW, patrick7777, que volta e meia aparecia no Talk com novidades, reapareceu depois de um tempo razoável com boas novas. Agora ele é CEO (Chief Executive Officer) da Power Challenger, empresa que gerencia o Managerzone e o Power Soccer. Talvez seja um prelúdio de que o Managerzone tenha mais atenção no que tange o desenvolvimento do jogo, atenção essa que há muito tempo é dispensada principalmente ao Power Soccer.

Junto com essa notícia de mudança de staff, vieram algumas mudanças no jogo. As novas ferramentas adicionadas às Ligas de Amigos na temporada passada estão disponíveis também nas Copas de Amigos. De certa forma, já era uma mudança esperada, devido ao crescente números de competições Sub-21 e Sub-18 que estão surgindo constantemente. O sistema de convite está muito semelhante com o das Ligas de Amigos, e há a possibilidade de disputar partidas em todos os dias da semana, em horários bastante flexíveis.

Mas as grandes mudanças serão no Editor de Táticas, e no novo módulo de partida, o Head2Head. Aqui destaco um trecho retirado diretamente das notícias do jogo: “[...]Com as partidas Head2Head nós atualizamos o SIM e desenvolvemos um novo editor de táticas para permitir os dirigentes a jogar contra o outro através do SIM em uma maneira muito direta. Você desafia outro dirigente, ele aceita, mas vocês jogam diretamente contra o outro; a partida é quebrada em segmentos de 15 minutos, e ao fim de cada segmento você pode atualizar suas táticas, fazer substituições para o próximo segmento. [...]”.

Fica claro uma tentativa de aproximação do Power Soccer, no quesito “participação” do usuário. É um avanço quando se fala em evolução do simulador, tentando se aproximar do realismo de um gerenciamento. O sentimento de estar à beira do campo comandando o time seria algo totalmente inovador. Porém, com os usuários acostumados a impessoalidade desse jogo, fica a dúvida: Será uma ferramenta utilizada pela maioria? Pode ser que sim, pode ser que não.

Há uma grande parcela de usuários que ficam no Managerzone somente o tempo necessário para deixar o time em ordem, e raramente estão logados no momento em que as partidas são disputadas. São as pessoas que trabalham, estudam, passam a maior parte do dia sem acesso ao jogo. Muito provavelmente, não farão uso constante dessa ferramenta, que provavelmente será paga. Restam os usuários que tem bastante tempo livre, que não trabalham, estudam em meio período, e de certa forma, são os que menos contribuem financeiramente para o jogo.

É grande a chance de se tornar uma ferramenta casual, utilizada somente nos momentos de tempo livre dos usuários, e certamente não será prioritária. E se for uma ferramenta paga, provavelmente não será tão utilizada. Resta-nos esperar a implementação dessas ferramentas para ver se essa previsão se constitui um fato.

Junto também com todas essas mudanças, é desmitificada uma idéia que ganhou muita força dentro do jogo, a de que haveria um simulador diferente para os jogos instantâneos e outros para os jogos normais. Mito! A CREW garante, o simulador é um só para todos os jogos! Parece que isso encerra uma das discussões presentes no fórum (ou inicia mais discussões, rsrs).

Um grande abraço!