De cara com o Cláudio
Para a seção de entrevistas da 6ª edição da NdZ, resolvemos entrevistar dois monstros do MZ que em pouco tempo já fazem muito sucesso. E além disso, na estréia deles no CB, não fizeram feio, pelo contrário. Um deles disputou o título até a 21ª rodada, acabou tropeçando e ficando com o 4º lugar. Já o outro foi o campeão do Campeonato Brasileiro. Estou falando deles mesmo, Thiago (tec030788) do Crobas EC e Cláudio (cmpacca) do Cacus MzC. E resolvemos dividir a matéria em duas páginas porque as perguntas são as mesmas para ambos, são poucas as excessões. E assim, vocês podem comparar melhor as respostas de ambos. Comecemos então nossa primeira parte com o "De cara com o Cláudio".
NdZ – Cláudio, primeiramente faça-nos uma breve apresentação sobre quem é você e o que faz.
Cláudio: Fala aí pessoal! Eu sou o Cláudio, dirigente do Cacus MzC! Tenho 30 anos, flamenguista, e dentre as mil coisas que faço na minha semana, comando o Cacus no MZ tentando catar uns títulos aquim outros ali! Talvez essa primeira temporada no CB tenha mostrado pra maioria o Cacus pela primeira vez, então aproveito a oportunidade dada pelo pessoal da NdZ pra falar um pouco do que vivi aqui no jogo nessas 15 temporadas de Cacus!
NdZ - Vocês dois fizeram a estréia no CB e logo de cara já disputaram o título. No caso do Thiago, ainda conseguiu a taça. Imaginava que conseguiria ter esse sucesso na primeira temporada?
Cláudio: Achei que o Cacus, com dificuldade, brigaria pra não cair. Não queria ficar zona do qualy do mau, pois a briga por ali é sempre absurda e a chance de cair enorme, então durante muitas rodadas a preocupação foi em ficar longe dali! Chegar à última semana de LO brigando pela ponta foi uma surpresa!
NdZ - Amigos no MZ, rivais no CB. Como lidaram com essa situação?
Cláudio: Complicado viu?! Ainda mais sabendo que o Cacus é Freguês do Crobas! Na Temporada anterior já havíamos brigado pelo título da div1, mas foi uma sensação diferente! Conseguíamos torcer pro outro, pois quem "perdesse" ainda teria uma chance de subir pelo qualy (o que aconteceu), mas nesse o que estava em jogo era o título e isso fez a gente ter que torcer um pouco contra o uutro! Eu torcia contra e me sentia a pior das pessoas depois!! Mas isso passa! Estou feliz pelo caneco do Thiago, e espero acabar com essa freguesia! Se prepara aí meu camarada!
NdZ - Você é o Brasileiro com mais títulos de Season Cups, e chegou ao CB em apenas 13 temporadas. A que atribui isso? Quais foram suas principais metas? O que priorizou?
Cláudio: Eu priorizei isso aí mesmo! Desde o começo, o MZ pra mim era disputar o CB e para isso eu precisaria ser o melhor dirigente possível, o que fazia da Season Cup um ótimo termômetro e um título dessa copa, uma confirmação de que estava em um bom caminho. Virei-me... Estudei o planejamento dos principais times da minha Season e tentei descobrir maneiras de fazer melhor. Fico muito feliz de ter conseguido esses títulos e de ter chegado ao CB em tempo recorde se não me engano (dentre os times que disputaram todas as 8 divisões antes do CB).
NdZ - Você acha que os times inativos, em reformulação e os suspensos não fizeram o CB perder um pouco o seu brilho?
Cláudio: Acho que sim, infelizmente, mas isso não tira os méritos do Thiago já que em condições normais a coisa poderia ter corrido da mesma maneira, com os mesmos times ocupando a parte de cima da tabela, pois Agravo e Corinthians que terminaram em 2º e 3º já começaram a temporada como favoritos independente dos inativos. De qualquer forma isso aumenta o brilho do suporte que mostrou que não tá í de bobeira e que podemos contar com ele!
NdZ - Sobre os mitos do jogo, qual importância de cada um e o que influencia?
Cláudio: - Entrosamentos: Recusei-me a acreditar nisso por muito tempo. Acredito em um simulador exato, matemático, e sempre foi difícil acreditar em fatores ocultos, mas hoje entendo que o entrosamento existe sim pelo mesmo motivo. Jogadores que chegam ao time jogam menos (matematicamente falando) do que nos dias seguintes. Atributos ocultos pra mim não tem mais a ver com misticismo e sim com soluções matemáticas do simulador que não nos são revelados.
- Excesso de transferências (forma): Mesma situação do Entrosamento! Não acreditava até viver na pele os problemas do excesso na temporada passada.
- Desempenho dos jogadores machucados com cruz laranja: De analisar os números dos jogadores em campo ainda não senti diferença significativa no desempenho de quem ta com a cruz laranja pra quando está sem a cruz. Se alguém vê diferença, por favor, fala no meu LV pra me dar uma ajudada!
NdZ - Qual a importância das substituições ao longo da partida? Prefere um jogador mais completo para o jogo todo ou investir em 2 não tão bons como esse primeiro e ganhar um substituto em caso de suspensão, e em todos os jogos trocar um pelo o outro?
Cláudio: Eu sou pobre no MZ! Um dos problemas que tenho enfrentado por subir rápido ao CB é a falta de banco... O dinheiro que eu tinha era pra montar o time e não dava pra montar elenco. Dessa forma, a substituição pra mim até agora é questão de necessidade e não estratégia. Mas ainda chego lá!
NdZ - Opta por contra-táticas? Qual a definição de contra-táticas para você?
Cláudio: Geralmente tenho de 4 a 6 táticas bem testadas e armadas prontas para diversos tipos de situação, mas dependendo da importância do jogo eu faço pequenos ajustes e as vezes entro com alguma coisa "inédita" pensada especificamente para aquele adversário.
NdZ - O que foi a melhor e a pior experiência que aconteceu enquanto estava na Seleção? E o que isso contribuiu pro time? Como?
Cláudio: Só tive boas experiências na seleção. Desde muito cedo no jogo eu já estava junto com comissões técnicas e isso me ajudou muito a crescer como dirigente, pois pude ver o modo de pensar e agir dos grandes dirigentes que estavam lá!
NdZ - Para a próxima temporada, quais são as suas pretensões no CB? Vai perder jogador por aposentadoria? Como irá repor os jogadores perdidos?
Cláudio: Comecei a temporada com só um mau amado que podia aposentar (31 anos) e ele pediu aposentadoria... Mas já foi devidamente substituído! Reforcei o time pra temporada que vem e estou com uma equipe competitiva, mas a idéia é pular um estágio no planejamento e começar a temporada com o time que eu planejava ter na temporada 39. Se conseguir fazer isso acontecer sem loucuras espero brigar por alguns títulos importantes.
NdZ - O que acha da controvérsia entre "JOGADORES NOVOS x JOGADORES “VELHOS”?
Cláudio: Todo mundo tem que aprender a lidar com os velhotes e a garotada. Não tem jeito! Pra mim o elenco ideal é formado por 15 velhotes, cerca de 15 sub 23 e 16 juvas. Se tiver só velho você não se mantém e se tiver só jovens você não vai a lugar algum.
NdZ - Qual a sensação de ser um papa Copas, mais precisamente de Seasons, e o que acha que faltou pra conseguir as duas TOP Leagues que foi vice?
Cláudio: É muito legal estar entre os grandes da minha season a tanto tempo. Me prova que o planejamento tem sustentabilidade. Só fico triste porque era pra ter 1 ou 2 títulos de Season a mais, mas o suporte Chinês não foi tão eficiente quanto o nosso tem sido! Sobre as Top Leagues, a primeira perdi por falta de sorte, foi um jogaço contra o Marmita que quase me matou do coração e o título escapou por detalhe. Já a segunda eu perdi por falta de qualidade mesmo já que o time do Marmita era muito melhor que o meu e já entrou em campo como merecedor do título.
NdZ - A Junção dos títulos dos dois, hoje os tornaria um dos/o mais completo dirigente em atividade no MZ Brasil, se ao invés de teoricamente cada dirigente um time, se fosse cada time 2 dirigentes, dentre todos os managers Brasileiros, sem qualquer tendência a fazer média ou algo do tipo um escolheria o outro para ser o companheiro/co-dirigente no comando do "Crocuz"?
Cláudio: O Brasil tem grandes managers e uma fusão do Crobas ou do Cacus com vários deles seria muito interessante, mas escolheria sim o Crobão pra juntar com o Cacus, porque eu e Thiago nos damos muito bem tentando entender o modo de pensar um do outro e essa sinergia ajudaria muito em uma sociedade emezeniana!
NdZ – Obrigado pela entrevista. Peço que deixe um comentário final para os leitores.
Cláudio: Mais uma vez agradeço a equipe da NdZ pela honra da entrevista, espero que o pessoal tenha gostado e fico a disposição para ajudar a comunidade (só ter paciência que respondo todo mundo) no que for possível! Abraços.